Friday, August 11, 2023

🇧🇷 🇵🇹 Review do ASICS Gel-Kayano 30: atualização gigante para o gigante Kayano que completa 30 anos! (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva

ASICS GEL-Kayano 30 (R$ 1,299.99 / $160 USD)

Introdução

O Kayano foi um dos meus primeiros tênis de corrida em 2009, então testar o Kayano 30 foi especial para mim. Para celebrar seu 30º aniversário, a ASICS mudou completamente os elementos de design deste tênis de estabilidade muito confiável: uma base de plataforma mais larga, 4mm a mais de altura em relação à versão anterior, uma nova espuma de entressola FFBlast+ Eco e uma abordagem completamente nova para estabilidade, o “4D Guidance System”.


O Kayano 30 é um tênis premium de treino diário e de estabilidade da ASICS. Ele oferece amortecimento máximo e conforto ao mesmo tempo em que fornece suporte máximo. Ele tem sido confiado por corredores com pronação excessiva nos últimos 30 anos.

Para a nova abordagem de suporte e estabilidade, a ASICS realizou extensa pesquisa sobre a postura de corrida, que mostrou a necessidade de suporte ao longo do tempo de corrida, já que corredores fatigados tenderiam a se inclinar mais para a frente e a pronar mais em distâncias mais longas. O  “4D Guidance System” foi então desenvolvido. Ele aborda 4 dimensões: largura, comprimento, profundidade e tempo. O objetivo era moldar e esculpir a entressola do tênis para fornecer mais estabilidade sem ser intrusivo no ciclo de passada do corredor. 

Um plugue de espuma mais macia e menos densa também foi colocado no lado medial, a fim de devolver o arco do pé para uma posição ideal para a próxima passada. É um tênis de estabilidade que também pode ser usado por corredores neutros sem perceber nenhuma mudança significativa na forma de pisada.


Pontos positivos

Estável, porém não intrusivo

Bem equilibrado, especialmente em comparação com os antecessores

Design elegante

Excelente tração

Mais amortecimento na parte dianteira do pé

Versatilidade, já que até corredores neutros podem se beneficiar de suporte com o surgimento da fadiga

Aterrissagem suave, mas não amortecida em excesso


Pontos negativos

Ainda pesado

A experiência de corrida poderia ser mais estimulante com uma geometria mais curvada (rocker)

O cabedal não é o mais respirável, não sendo ideal para clima quente

A entressola precisa de um tempo para amaciar

Especificações 

Peso Aproximado: masculino 307g (tamanho BR40/ US9) :: feminino 263g (tamanho BR37,5/ US W8)

Peso da amostra: pé direito 322gr / pé esquerdo 318gr (masculino tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: masculino 40 mm no calcanhar / 30 mm na parte dianteira do pé

                                     feminino 39 mm no calcanhar / 29 mm na parte dianteira do pé

                        +4 mm em relação ao Kayano 29

Drop: 10mm

Disponível agora R$1,299.99 / $160 USD. 


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

A primeira vez que calcei o Kayano 30 foi ótima. Ele parecia macio, muito amortecido, com suporte e confortável. O ajuste estava ótimo, com espaço suficiente na área dos dedos, mas ainda assim bem seguro, devido ao cabedal em um knit elástico. O contraforte é rígido e oferece suporte, mas isso não afetou minhas corridas de forma alguma. O colar do calçado é bem acolchoada, assim como a língua. O tamanho correspondeu ao meu tamanho habitual (True to Size).

Devo mencionar que o cabedal não é a mais respirável e meus pés ficaram quentes durante as corridas. A língua é muito macia e, embora confortável, também contribuiu para que meus pés ficassem mais quentes.

A ASICS removeu os elementos de plástico de estabilidade anteriores, o clipe plástico na parte do contraforte também retirou o gel visível. A estabilidade agora é alcançada pela plataforma mais larga, modelagem da entressola e a adição do plugue de espuma mais macia no lado medial. 

Para adicionar maciez e aterrissagens mais suaves, a espuma de entressola FFBlast+ Eco (com acréscimo de 4 mm na altura de entressola) e o PureGel interno foram introduzidos.


Sendo um corredor neutro, normalmente não corro com tênis de estabilidade, mas o Kayano 30 deu uma  sensação suave e não intrusiva.


Minha primeira corrida também não foi a mais agradável. Senti alguns pontos de pressão sob meus pés e a parte superior ficou quente. Vale lembrar que é verão no Oriente Médio e está realmente quente. Conforme continuei correndo, a entressola pareceu amaciar e comecei a aproveitar minhas corridas.


Finalmente, acho que o redesenho foi um sucesso total e gosto muito da estética deste tênis. É um ótimo tênis para suas corridas diárias e tranquilas, assim como para caminhar e ir à academia.


Entressola

A entressola é feita de FFBlast+ Eco, que contém de 20% a 30% de materiais reciclados. Pontos para a ASICS pelo aspecto de sustentabilidade.


Embora tenha parecido macio e acolchoada ao dar os primeiros passos, a entressola precisa de algumas milhas (ou quilômetros) para amaciar. A sensação melhorou a cada vez que eu voltei para o Kayano 30.


Comparado à sua versão anterior, o Kayano 30 está um pouco mais pesado, mas agora temos 4mm a mais de altura de entressola (40mm no calcanhar e 30mm na parte dianteira do pé) e também uma plataforma 5mm mais larga. Isso proporciona mais amortecimento e um calcanhar e parte dianteira do pé mais macios, mas seu peso é perceptível e eu gostaria que fosse um pouco mais leve.


O “4D Guidance System” é alcançado por uma plataforma de entressola mais larga e uma estrutura na região do meio do pé, no lado medial, feita de uma inserção de espuma mais macia (cinza, vista abaixo). Esse sistema ajuda a suportar o colapso do arco do pé. Essa inserção de espuma não é percebida durante a corrida, tornando este tênis de estabilidade versátil e adequado também para corredores neutros. Também seria adequado para iniciantes e corredores mais pesados.


Solado

O solado tem uma profundidade e cobertura abundantes de borracha ASICS AHAR+.


Mais borracha é colocada no lado medial do que no lateral. A borracha utilizada é um pouco mais firme e ajuda a fornecer suporte.


Uma ranhura de desacoplamento proporciona um fluxo mais suave, desde o impacto até a elevação do dedo, e na parte dianteira do pé, sulcos de flexão também contribuem para uma transição mais suave.


Sensação da Corrida, Conclusões e Recomendações

O Kayano 30 se mostrou muito confortável e bem amortecido. É uma ótima opção para uso diário, corridas de recuperação e também para corridas longas. É muito estável sem parecer intrusivo. Você não sente como se estivesse correndo com um tênis de estabilidade tradicional.


O ajuste é muito seguro, sem escorregamento no calcanhar, sendo uma excelente opção para corridas leves. Não que você não possa acelerar o ritmo, mas ele realmente se destaca em ritmos mais tranquilos. Uma vez que você encontra seu ritmo, é fácil mantê-lo e percorrer kms e kms.


Eu recomendaria este tênis para qualquer corredor, seja neutro ou com pronação excessiva, seja iniciante ou avançado. Ele oferece muito conforto e amortecimento, ao mesmo tempo que proporciona suporte extra para aqueles que precisam.

Nota: 9,0  / 10

Sensação da Corrida 9,0 (50%), Ajuste 9,5 (30%), Preço 8,0 (15%), Estilo 9,0 (5%)

😊😊😊😊


Comparações

ASICS GEL-Nimbus 25

masculino 307gr (BR42/US10) 41,5mm/33,5mm, drop de 8mm

O Nimbus 25 é a opção de tênis neutro com máximo amortecimento da ASICS. O Kayano 30 é o tênis de estabilidade com máximo amortecimento. O Nimbus 25 também é largo e estável, mas parece um pouco mais elástico do que o Kayano 30. A parte superior de ambos os tênis é excelente, mas achei a parte superior do Nimbus 25 mais confortável e também mais respirável. Sendo um corredor neutro, eu optaria pelo Nimbus 25, mas se você precisa do suporte extra, o Kayano 30 não irá decepcionar.


English GEL-Kayano 30 Written & Video Review HERE


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes.  Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

ROADRUNNERSPORTS US
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

No comments: