Artigo de Daniel da Silva
Nike Air Zoom Pegasus 40 (R$ 1,099 versão Premium / $140 USD versão Premium / $130 USD)
O Pegasus chega na sua 40º edição. Confira o que mudou e o que permanece inalterado, num dos mais antigos tênis de corrida existentes no mercado.
Introdução
O Nike Pegasus chega ao seu 40º aniversário. Um dos modelos mais antigos de tênis de corrida, se não o mais antigo de todos. Um deve se perguntar porque a Nike produz esse modelo há tanto tempo: sua popularidade entre os corredores iniciantes, sua versatilidade, durabilidade? É verdade que com o advento das super espumas (ZoomX sendo um ótimo exemplo) vista em muitos outros populares tênis de corrida, a espuma React presente no Pegasus parece um pouco sem graça, sem mágica. Porém, não se pode negar que o Pegasus oferece um ótimo pacote de qualidades por um preço relativamente baixo.
Diversas mudanças foram feitas ao longo dos anos, umas mais populares, outras nem tanto. O Nike Pegasus Turbo foi um sucesso de vendas, porém assim como veio, se foi.
Para alguns corredores, a o Nike Pegasus foi o seu primeiro tênis de corrida. Para outros, é apenas mais um. Mas não se pode negar que sua existência por 40 anos tem um significado importante.
A Nike segue um padrão de mudanças mais expressivas ocorrendo geralmente a cada dois anos. O Pegasus 37 introduziu as unidades de Zoom Air na parte do ante pé. Já o Pegasus 38 foi um refinamento do Pegasus 37. O Pegasus 39 introduziu mais uma unidade de Zoom Air na parte do calcanhar, em adição à unidade existente no ante pé. O Nike Air Zoom Pegasus 40 mantém esse padrão e chega sem grandes diferenças: basicamente o mesmo que seu modelo anterior, porém com algumas mudanças no seu cabedal. Haviam aqueles que esperavam uma grande reformulação para comemorar a 40º edição, porém a Nike não surpreendeu e manteve o padrão.
Será que vale a pena o investimento nesse modelo novo? Leia abaixo quais foram essas mudanças e o que esperar desse clássico que é o Nike Air Zoom Pegasus 40!
Pontos positivos
Um dos melhores cabedais da linha Pegasus
Um dos melhores solados no mercado, com excelente durabilidade e tração
Versatilidade
Excelente custo benefício
Unidades de ar Zoom Air duplas (na parte dianteira e traseira) que melhoram o conforto e experiência de corrida
Entressola em espuma React é densa e firme (para quem gosta de tênis com batida mais seca)
Pontos negativos
Entressola em espuma React é densa e firme (para quem gosta de tênis com maior amortecimento)
Falta da “mágica” das super espumas (tais como a ZoomX da Nike e PWRRUN PB da Saucony)
Especificações
Peso oficial: masculino 266gr / feminino 218gr (BR40/US9)
Peso da amostra: pé direito 303gr / pé esquerdo 302gr (masculino tamanho BR42/US10)
Altura de entressola: 33mm no calcanhar / 23mm no antepé
Drop: 10mm
Disponível agora 🇧🇷 por R$1,099 na versão Premium. 🇺🇸 $140 USD na versão Premium e $130 USD na versão normal.
Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal
Eu recebi para testes o Pegasus 40 na cor branca (White/Obsidian/Orewood) com toques de off white na entressola e laranja (Crimson) em alguns detalhes do cabedal e em todo o solado.
O cabedal é praticamente uma das poucas mudanças no modelo desse ano: feito em um Mesh de camada única, leve, respirável e muito confortável. Um dos mais confortáveis de todos os Pegasus que já usei até hoje.
Existe uma duplicação de tecido interna na parte dianteira onde os dedos do pé tocam o cabedal. Acredito que acrescenta uma maior durabilidade em uma área onde o atrito é maior, e área o de já tive problemas com furos no cabedal em meu Pegasus 36.
Confesso que no calor do deserto aqui em Dubai, o cabedal poderia ser mais respirável, pois deixou meu pé um pouco quente. Em temperaturas mais amenas deve se comportar bem.
O logo da Nike (“Swoosh”) é fusionado na parte lateral e medial. Existem também materiais fusionados na área de amarração dos cadarços, aqui outra mudança em relação ao modelo 39: o sistema de amarração dos cadarços agora se dá na horizontal e não mais da forma tradicional em X.
O colar e língua tem um acolchoado modesto, porém confortável. Não tive nenhum problema com o cabedal, sem nada a reportar na área do calcanhar e sem problemas com bolhas. O suporte do arco do pé não é elevado e não causa desconforto como alguns outros modelos da Nike podem causar.
O clipe de contraforte é interno porém existe também uma peça plástica externa na parte de trás. O colar é bem rígido porém não me trouxe problemas ao meu tendão de Aquiles.
A língua é presa internamente em ambos os lados e o ajuste no pé é excelente: o calcanhar não se move e não há a necessidade do uso do furo extra.
O cadarço é bom, tem formato chato e pouca elasticidade. Tem comprimento adequado, longo o suficiente para usar o furo extra se necessário ou para amarrar duplamente.
Finalmente, o tamanho é “True to Size” e você pode comprar ele no seu tamanho normal de tênis de corrida. O ajuste e espaço no toe box é um pouco justo, porém ele também é vendido na versão “Wide”, mais largo para acomodar os pés que necessitam de maior espaço.
Entressola
A espuma “ React” utilizada no Pegasus 40 continua a mesma de sempre. É firme sim, porém com as duas unidades de ar Zoom Air nas partes dianteiras e traseiras, a sensação melhora um pouco. Eu particularmente prefiro uma espuma mais macia, mas isso é questão de gosto. Posso afirmar também, que a espuma parece amaciar um pouco após alguns kms de uso. Não espere, porém, um amortecimento semelhante ao Nike Invincible ou semelhante.
Se você gosta de uma batida mais firme e mais seca, como de costuma na linha Pegasus, ele continua sendo o seu confiável treinador diário. Você pode utilizar ele em quaisquer treinos, sejam eles de rodagem ou longos, e porque não treinos de velocidade ou ritmados. Ele se comporta como um clássico treinador diário, e é ideal para levar em uma viagem, onde você pode usar ele durante o dia, na academia e nos treinos de corrida. Ele aguenta o que você colocar em seu caminho.
Solado
O solado de borracha injetada tem formato de “waffle” e é bem abundante. É um dos pontos fortes do Pegasus, e deve durar muitos e muitos kms. A tração dele é excelente em quaisquer tipos de terreno, podendo até ser usado em trilhas mais leves e menos técnicas.
O solado também possui dois sulcos na parte do ante pé, que ajudam na flexibilidade do conjunto entressola e solado, o que deixa a transição da passada mais fluente e menos rígida.
Sensação de corrida
A experiência de corrida no Pegasus 40 continua muito semelhante: firme porém com um toque de amortecimento devido às unidades de ar presentes. Não tem aquela magia das super espumas e não é macio, porém responde bem a quaisquer ritmos impostos.
Acho que uma espuma ZoomX aqui elevaria esse tênis à outros patamares, porém ai ele não seria mais o tradicional, confiável e durável Pegasus. Ele performa como de costume ao longo dos anos. Excelente para seus treinos diários e rodagens, especialmente se você gosta de um tênis com batida mais seca.
Com seu novo e mais macio cabedal em mesh, é muito confortável e o ajuste no pé é excelente, o que facilita na hora de aumentar a velocidade de sua corrida.
Conclusões e recomendações
Para o corredor iniciante ou avançado, o Nike Pegasus 40 é uma excelente escolha para seus treinos diários. Não é à toa que a Nike fabrique o modelo por 40 anos consecutivos.
Com ótimo conforto e altíssima durabilidade, é uma boa opção com um ótimo custo.
Talvez não tenha a tecnologia de uma super espuma, nem uma placa de nylon ou carbono, porém oferece um conforto excelente e pode ser usado nas mais variadas condições de terreno, clima e velocidade.
Pontuação: 7,95 / 10
Sensação de corrida 7 (50%), Ajuste 9 (30%), Preço 9 (15%), Estilo 8 (5%)
😊😊😊
Comparações
Nike Pegasus 39
masculino 266gr (BR40/US9) 33mm/23mm, drop de 10mm
O Nike Pegasus 40 não veio com grandes atualizações, então recomendo aguardar até que o modelo baixe de preço ou apareça em uma promoção, pois a versão 39 é bem semelhante e oferece quase os mesmos benefícios. Porém se você adora estar com o modelo atual,ou procura um cabedal mais macio e melhor que o anterior, invista e pode ter certeza que ele durará por muitos kms.
On CloudSurfer 2023 (RTR Review Portuguese)
masculino 245gr (BR40/US9) 31mm/21mm, drop de 10mm
O modelo da On é mais leve e mais macio que o Nike Pegasus 40. Possuem altura de entressola semelhantes (o Pegasus 40 conta com 2mm a mais que o CloudSurfer) e mesmo drop de 10mm.
Ambos são bem confortáveis, porém acho o CloudSurfer com uma experiência de corrida mais agradável e macia e cabedal com maior acolchoamento e maciez. Já no quesito durabilidade, ponto para o Pegasus que deve durar muito mais que o modelo da On. Durabilidade e tração são os pontos fortes do Pegasus. Por preferir um tênis mais macio, eu iria de CloudSurfer.
As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes. Outras foram compras pessoais. A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo. Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial. As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores
RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.
Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun. Obrigado!
EUROPE Men's & Women's SHOP HERE
Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products
- 10% Savings Every Day* 5% Back in Rewards Cash
- Test Run Shoes 90 Days Worry Free
- Crazy Fast, FREE Shipping
- NONSTOP PERKS
AMAZON
No comments:
Post a Comment