Thursday, March 16, 2023

🇧🇷🇵🇹 Revisão Portuguesa do Nike Invincible Run Flyknit 3: o melhor tênis de máximo amortecimento do mercado? (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 

Nike Invincible Run Flyknit 3 (R$ 1,499 / $180 USD)


Introdução 

O Nike Invincible Run é um tênis de máximo amortecimento, neutro e feito para seu treinos de rodagem, leves e regenerativos. Ele foi desenvolvido pela Nike com uma entressola com 100% de espuma ZoomX, espuma premium da Nike. Esta espuma é feita de Pebax, um polímero super leve e com excepcional retorno de energia, que antes somente era disponível nos modelos da linha premium para maratona, tais como o Vaporfly e o Alphafly. Foi uma resposta aos pedidos de muitos corredores que queriam um tênis para seus treinos do dia a dia, com a melhor espuma do mercado atual, porém sem placa de carbono. Foi assim que o Invincible Run surgiu dois anos atrás e revolucionou o mercado, criando então uma categoria de tênis com máximo amortecimento e espessura de entressola exagerada.

A primeira versão do Invincible Run criou uma legião de fãs do super amortecimento, mas também foi muito rejeitado por outros, devido a sua instabilidade. Não era um tênis muito prático para muitos corredores. Contava também com um cabedal com muita duplicação de material e acolchoamento, o que o levava a ser pouco respirável e muito pesado. Péssimo para corredores de países mais quentes.

A segunda versão foi lançada no ano seguinte e poucas mudanças foram feitas, sendo feita apenas um pequeno ajuste em seu cabedal.

O novo Invincible Run 3 chega agora ao mercado com muitas mudanças: um cabedal muito mais respirável, ainda mais espuma ZoomX na entressola e algumas mudanças no seu design que trouxeram uma maior estabilidade. Dessa forma uma maior número de corredores poderão usufruir desse tênis, que com uma maior estabilidade se torna mais prático para muitos.
Será que essas mudanças tornaram o Invincible Run 3 a melhor versão já feita? Leia abaixo e descubra.

Pontos positivos
Excelente amortecimento e retorno de energia
Sensação de corrida divertida 
Cabedal mais respirável
Maior estabilidade, maior versatilidade
Solado em forma de “Waffle” com excelente tração 

Pontos negativos
Ajuste ruim no calcanhar, necessitando o uso do furo extra todas as vezes
Sensação de corrida um pouco mais firme que versões anteriores
Pequeno aumento de peso comparado a versões anteriores (+- 15gr)
Colar rígido e raso

Especificações 
Peso oficial: masculino 310gr (tamanho BR42/US10)
Peso da amostra: 312gr (tamanho BR42/US10)
Altura de entressola: 40mm no calcanhar / 31mm no antepé
Drop: 9mm
Disponível: R$ 1,499 / $180 USD.

Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

Quando tirei ele da caixa pela primeira vez, gostei mais do novo design, com um formato de entressola redesenhado e um cabedal com um material em knit brilhoso (parece ser plastificado). Coloquei ele imediatamente nos pés e sai para uma corrida leve. Imediatamente senti o retorno de energia e efeito trampolim, característico da espuma ZoomX, porém logo em seguida precisei parar e refazer a amarração: a parte do calcanhar só tênis estava muito solta, causando um ajuste muito ruim e uma sensação de que o tênis sairia dos meus pés. Dessa vez, usei o furo extra e com uma amarração um pouco mais elaborada agora consegui um ajuste decente sem que meu calcanhar ficasse sambando no tênis. Ouvi muitos e muitos relatos de outros corredores reclamando do mesmo problema, e vi que se trata de um problema relatado por muitos. Isso não acontecia nas versões anteriores (talvez um menor acolchoamento e o colar muito mais raso possam causar este problema). Porém uma vez usado o furo extra, o problema quase que desaparece. É recomendado experimentar o tênis no seu pé antes de comprar ele.
Nos primeiros km eu pude relembrar a sensação de correr com o Invincible Run: o sentimento de contato com o solo é quase nulo, graças a imensa quantidade de espuma de entressola. Eu abri um sorriso, pois me lembrei de quão gostoso é correr com esse tênis. Confesso que agora o efeito trampolim não é tao exagerado como antes, porém a estabilidade sim parece melhor, não que eu tenha tido problemas com isso nas versões anteriores. Corri mais de 500km no meu primeiro par de Invincible Run versão 1, utilizando ele para treinos regenerativos e leves e também para aquelas rodagens mais soltas.

O cabedal em Knit agora está mais rígido e estruturado, e conta com uma respirabilidade maior também. O problema de super aquecimento do pé que ocorria em versões anteriores já não existe mais.


O acolchoamento no colar do tênis foi diminuído porém ainda conta com quantidade suficiente. 
O clipe de contraforte é bem rígido e raso, que pode ser problema para alguns corredores.
O clip externo ao redor do contraforte é composto de uma peça externa, agarrando o calcanhar. Esse clipe tem agora uma menor espessura, porém se estende bem mais em direção ao médio pé, o que acredito que ajuda a criar uma maior estabilidade e não afeta a experiência de corrida. Foi adicionado também um puxador na parte de trás do colar.

A língua tem um bom acolchoamento e não é presa internamente ao tênis. A palmilha não é colada ao tênis.

Para amarração, existem 5 furos mais o furo extra, que se torna essencial para um ajuste seguro no pé. O cadarço agora é mais fino porém curto, o que dificulta a amarração utilizando o furo extra. 

Entressola

Comparado com a versão anterior, o Invincible Run 3 agora vem com 1mm a mais de espuma ZoomX, porém mantém o mesmo drop de 9mm (40mm/31mm). 

A geometria da entressola foi bem modificada e agora está mais larga na área central do arco do pé, aumentando assim a estabilidade. Há também um corte nas laterais da entressola, reduzindo assim o material usado e teoricamente ajudando a manter o peso na medida que se adiciona 1mm a mais de entressola ZoomX.

Abaixo da palmilha existe agora uma “Lasting Board”, que nada mais é que uma placa de celulose colocada abaixo da palmilha. Isso faz com que o pé não esteja diretamente sobre a espuma de entressola ZoomX. Isso faz com que a experiência de corrida seja mais firme um pouco do que a versão anterior, pois essa placa não existia nas versões anteriores. 
Porém um pouco mais firme não significa que o tênis perdeu sua magia. Continuo amando o retorno de energia e acolchoamento que a entressola entrega. 


Solado


O solado de borracha no Invincible Run 3 é excelente. Uma grande quantidade de borracha em formato “waffle” cobre a maior parte da espuma de entressola (somente uma pequena parte exposta na parte central do arco do pé), mantendo assim uma excelente tração em pisos molhados e escorregadios e uma previsão de durabilidade excelente.
Para aumentar a flexibilidade dessa grande placa de borracha, foram feitos cortes na parte do antepé e calcanhar. Creio que isso ajuda numa maior flexibilidade e melhor experiência de corrida.
Porém essa quantidade maior de borracha, por outro lado, contribui para uma sensação de corrida um pouco menos selvagem, diminuindo um pouco o efeito trampolim. Porém repito, o retorno de energia e amortecimento do Invincible Run 3 é fenomenal.

Sensação de corrida
A introdução da placa de celulose abaixo da palmilha (lasting board) e um solado com maior quantidade de borracha, fez com que a experiência de corrida do Invincible Run 3 seja mais moderada, quando comparada com as versões anteriores.
O efeito trampolim é um pouco menos pronunciado, porém existe uma maior estabilidade agora. Creio ser mais versátil agora, podendo ser usados por aqueles corredores que antes não utilizavam o Invincible devido a sua instabilidade.
A experiência de corrida com um tênis com entressola 100% ZoomX é imbatível. Excelente retorno de energia e amortecimento, ajudando assim a economizar as pernas cansadas do corredor.

Conclusões e recomendações
O Nike Invincible Run Flyknit 3 continua sendo um gigante na categoria de tênis de máximo amortecimento, excelente para seus treinos de rodagem e regenerativos.
Oferece um excelente retorno de energia e amortecimento, graças à entressola 100% de ZoomX. É agora mais estável e apropriado para uma gama maior de corredores.
Seu cabedal é muito mais respirável agora, seu solado provém uma excelente tração e estima-se uma grande durabilidade. Porém o ajuste no calcanhar foi um grande problema que enfrentei: o calcanhar solto requer o uso do furo extra para manter o calcanhar preso ao colar/contraforte. Os cadarços são curtos, dificultando a tarefa. Nas versões anteriores, era só calçar os tênis e correr. Está aí uma coisa a ser melhorada em futuras versões.
Se você está procurando um tênis para suas rodagens e treinos regenerativos ou leves, o Nike Invincible Run Flyknit 3 é uma excelente opção. 

Pontuação: 8,3 / 10
Sensação de corrida 10 (50%), Ajuste 5 (30%), Preço 9 (15%), Estilo 9 (5%)
😊😊😊😊 


Comparações

Nike Invincible Run Flyknit 1/2
A versão 3 agora conta com uma maior estabilidade porém uma experiência de corrida não tao macia quando comparada com versões anteriores. O cabedal é muito mais respirável, porém relatos de problemas de ajuste no calcanhar incomodam muitos corredores. Pode ser uma boa mudança para aqueles que buscavam uma maior estabilidade nesse excelente tênis de máximo amortecimento da Nike.

ASICS Gel-Nimbus 25
O Invincible Run 3 oferece uma experiência de corrida com um maior retorno de energia, enquanto o Nimbus 25 entrega um maior amortecimento.
Embora mais estável que suas versões anteriores, o Invincible Run 3 ainda é um menos estável que o Nimbus 25. Se tratando de cabedal e conforto, o Nimbus 25 é muito superior, entregando um conforto que eu nunca vi antes e um excelente ajuste, bastando calçar o tênis e sair correndo, sem maiores necessidades de amarrações ou ajustes. 

Perfil do testador:
Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.

As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes.  Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

ROADRUNNERSPORTS US
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

1 comment:

tunnel rush said...

This is a much better contribution and it helps us.