Monday, March 27, 2023

🇧🇷 🇵🇹 Review do Salomon Aero Glide: Salomon entra para o clube dos tênis de máximo amortecimento, feito para corridas de asfalto. (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 

Salomon Aero Glide ($160 USD)


Introdução 


A Salomon é uma marca mundialmente reconhecida pelos seus tênis de trilha. Porém , ao longo dos últimos anos, tem lançado alguns tênis para corrida no asfalto. Agora, com o lançamento do Salomon Aero Glide e Aero Blaze, a Salomon entra para valer no jogo do acirrado mercado de tênis de corrida de rua, especialmente para seus treinos diários, rodagem e velocidade.


O Aero Glide apresenta uma ótima opção na categoria de tênis de máximo amortecimento, para pisada neutra e sem placa. 


Conta com uma camada de entressola de 37mm na parte do calcanhar e 27mm no antepé, provendo excelente proteção e amortecimento com um excelente peso de apenas 254gr (BR40/US9), extremamente competitivo aos demais na categoria.


Com uma geometria chamada “Reverse Camber”, tem uma entressola em formato abaulado, fazendo com que a transição da passada se de com uma maior facilidade, um efeito semelhante ao de uma cadeira de balanço. 


Utilizando uma espuma de entressola chamada “Energy Foam”, uma mistura de EVA/OLEFIN (OBC), o Aero Glide provém um excelente amortecimento e propulsão.

E para completar o pacote, conta com um solado em borracha chamado “Road Contragip”. Oferece um bom balanço entre durabilidade e adesão aos diferentes tipos de terreno.


Acompanhe esse review e descubra mais sobre essa excelente adição da Salomon ao mercado de tênis de corrida de rua e máximo amortecimento.


Pontos positivos

Excelente peso para tamanho de entressola e quantidade de borracha no solado

Entressola Energy Foam com ótimo amortecimento e propulsão, especialmente em ritmos mais rápidos 

Formato abaulado da entressola (R. Camber) facilita sua transição de passada

Ajuste do cabedal bastante espaçoso, excelente para pés mais largos e volumosos 


Pontos negativos

Ajuste do cabedal espaçoso pode ser ruim para corredores com pés estreitos e com pouco volume

Palmilha não é colada ao tênis e escorrega para trás com facilidade fazendo com que os dedos do pé fiquem fora da palmilha, causando desconforto

Abundante camada de borracha no solado pode causar um sensação de corrida mais firme


Especificações 

Peso oficial: masculino 254gr

Peso da amostra: 279gr (masculino tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: 37.4mm no calcanhar / 27.4m no antepé (dados oficiais)

Drop: 10mm

Disponível: Disponível nos Estados Unidos. $160 USD. Lançamento no Brasil ainda não previsto.


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

Ao ver o Salomon Aero Glide pela primeira vez, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a imensa camada de entressola. Afinal são 37mm na parte traseira, apenas 3mm menos que o limite imposto pela World Athletics para competições oficiais. Vale lembrar que isso não afeta os corredores amadores, podendo ser normalmente utilizado em provas.


O ajuste do Aero Glide propicia o uso por corredores com pés largos ou volumosos, já que o cabedal possui bastante espaço. 

O cabedal é feito em mesh, chamado “3D Open Mesh”, sendo composto de 32% de material reciclado. Muito confortável e respirável, apesar de não ser muito aberto ou transparente. Possui materiais fusionados (bandas) em ambos os lados, que são chamadas de “SensiFIT”, ajudando a manter a integridade e excelente ajuste do cabedal, agarrando o pé muito bem.

O colar possui uma duplicação de tecido e um bom nível de acolchoamento, sem exageros. O contraforte possui um clipe interno e é bem rígido. Proporciona um excelente ajuste, deixando seu calcanhar no lugar, sem deslizar. Confortável e sem problemas na área do tendão de Aquiles também.

A língua é igualmente bem acolchoada, porém não é presa ao interior do tênis. Existe, entretanto, um passador para os cadarços na parte central da língua, para evitar o movimento da língua.


A amarração é padrão, composta de 5 furos mais o furo extra. Obtive excelente ajuste e não achei necessário o uso do furo extra . Os cadarços são do tipo padrão, em formato chato e com pouca elasticidade.


A palmilha é feita de EVA moldado e produzida a partir de materiais reciclados também. Ela não é colada ao tênis, e foi um dos poucos negativos desse excelente daily trainer: ela escorregou todas as vezes durante a corrida, fazendo com que os meus dedos tocassem no tênis diretamente e causando desconforto. Uma opção seria utilizar uma super cola ou trocar a palmilha por uma outra melhor. Algo a ser melhorado na próxima versão, porém não constitui um problema sério.


Entressola

Leve e responsiva, a entressola “Energy Foam”, é composta de uma mistura de EVA (um polímero emborrachado e flexível) e de Olefina (“OBC, Olefin Block Copolymer”), que proporciona um excelente retorno de energia, conforto e durabilidade. Não possui placa alguma, porém com uma geometria abaulada (“R. Camber”), a transição da passada é facilitada e não existe a necessidade da placa.


Com uma camada de entressola de 37mm no calcanhar e 27mm no antepé (10mm de drop), entra para a categoria de tênis de máximo amortecimento. Não é um tênis muito macio porém oferece uma ótima propulsão e conforto.



Solado

O solado conta com uma abundante camada de borracha, chamada de “Road Contragrip” pela Salomon. Possui um sulco longitudinal em toda extensão do solado e um sulco frontal lateral, que ajuda na flexibilidade da passada na parte dianteira. Junto com o formato abaulado (“R. Camber”), a combinação entressola e solado provém uma excelente propulsão, especialmente a medida que se aumenta a velocidade.

Na parte traseira, ligando a camada de borracha de ambos os lados do sulco longitudinal, existe uma tira fina de borracha. A Salomon informou que é apenas decorativo ou para ajudar no alinhamento no momento de fabricação. 

Já na parte dianteira, uma pequena peça triangular vermelha com a inscrição Contragrip está presente, servindo apenas como decoração.


A durabilidade é prevista como excelente devido à grande quantidade de borracha, e o solado possui uma boa fricção e atrito, embora não cheguei a testar ele em condições de chuva e ou escorregadias.


Sensação de corrida


Posso afirmar que gostei muito da experiência de corrida do Aero Glide. É um tênis maximalista, com uma imensa camada de entressola. Provém uma corrida energética e responsiva. Não é das mais macias (talvez também pela abundante camada de borracha no solado), porém amortece e retorna energia de uma forma muito prazerosa. É muito estável pois conta com uma base bem larga.


Testei ele em corridas leves, treinos fartlek e de tiros, e também em um longo. O Aero Glide se comportou muito bem em quaisquer situações, porém parece mais a vontade a medida que a velocidade sobe um pouco. Não tive a sensação de “areia movediça”, que se dá quando a entressola é muito macia e não tão responsiva. Me pareceu uma excelente opção, não importando o tipo de treino ou ritmo empregado. É um tênis muito versátil.



Conclusões e recomendações

O Salomon Aero Glide entra na briga dos tênis maximalistas, de máximo amortecimento. Tem fortes competidores, tais como o Nike Invincible 3, ASICS Gel Nimbus 25 e New Balance Fresh Foam More v4.


A combinação da grande altura de entressola “Energy Foam”, leveza, e o formato abaulado “R. Camber”, o Aero Glide é uma opção muito versátil: máximo amortecimento com um bom retorno de energia. É um “faz tudo”, já que performa muito bem na maioria das situações e treinos.


Se você procura um treinador diário ou para suas rodagens e longos, com ótimo peso, máximo amortecimento e retorno de energia, o Salomon Aero Glide pode ser uma ótima opção. Ele serve para treinos leves, uptempo e longos, e com excelente durabilidade, construção convencional e moderna, é um forte concorrente aos demais no mercado.


Pontuação: 8,85 / 10

Sensação de corrida 9 (50%), Ajuste 9 (30%), Preço 8 (15%), Estilo 9 (5%)

😊😊😊😊 



Comparações

Nike Invincible Run FK 3 (Portuguese Review)

O Aero Glide é 33gr mais leve que o Nike Invincible 3, porém conta com 3mm a menos de material de entressola. Achei o ajuste do Aero Glide melhor, principalmente na área do calcanhar onde o Invincible peca na minha opinião. O Aero Glide não demanda maiores ajustes e uma vez calçado não há necessidade de parar e reajustar a amarração como no Nike.

O Invincible 3, com sua espuma de entressola ZoomX, é muito mais macio e dá aquela sensação de trampolim. O Aero Glide, com sua entressola “Energy Foam”, produz uma resposta um pouco mais firme porém bem responsiva. 


ASICS Gel-Nimbus 25 (English Review)

O Aero Glide é mais ágil e versátil que o Nimbus 25. Em termos de conforto, o Nimbus 25 é superior, com um dos melhores cabedais que já utilizei em todos os tênis que já experimentei. Ambos são bem estáveis e com ótimo amortecimento. O Aero Glide é 30gr mais leve que o Nimbus 25. Em termos de durabilidade de entressola, ponto para o Aero Glide novamente, com sua abundante cobertura de borracha. São duas excelentes escolhas, e vai do gosto do corredor.


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes. Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

RUNNING WAREHOUSE EUROPE 
Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

RUNNING WAREHOUSE AUSTRALIA 
Men's & Women's SHOP HERE

ROADRUNNERSPORTS
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE

MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

No comments: