Sunday, June 18, 2023

🇧🇷 🇵🇹 Review do New Balance FuelCell SuperComp Elite v3 (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 


New Balance FuelCell SuperComp Elite v3  (R$ 1,999.00 / $229.95 USD)


Com a introdução da tecnologia “Energy Arc”, será que a New Balance finalmente criou um super tênis de placa à altura de seus demais competidores?


Introdução

O SC Elite v3 chega ao mercado como o novo super tênis de placa de carbono da New Balance. É o tênis top de linha, feito para o o seu dia de prova. Vem como o sucessor do RC Elite v2, com mesma entressola FuelCell e mesma altura de entressola (35mm/31mm, drop de 4mm). O peso é praticamente o mesmo (230gr). Mas não se engane, pois as semelhanças param por aí: temos diversas mudanças e praticamente um tênis totalmente diferente.

Uma das principais mudanças é a tecnologia “Energy Arc”: uma combinação onde a configuração da placa de fibra de carbono tem um shape em forma de “U” invertido na parte de trás da placa, e onde o tênis incorpora um sulco ou canaleta (bem largo e fundo) no sentido longitunal, da área do calcanhar até a área do antepé. Essa combinação faz com que ao efetuar a pisada, as duas partes laterais da entressola sejam comprimidas para baixo e para fora e juntamente com a placa em formato de “U” invertido na área do calcanhar, armazenem a energia ao efetuar o pouso na passada, e a liberem assim que o peso é removido com a transição da passada até o toe off (decolagem do pé). Essa tecnologia cria uma experiência de corrida extremamente agradável, amortecedora e responsiva. Era essa a propulsão que faltava no seu antecessor. O RC Elite v2 era um tênis muito macio e com amortecimento excelente, porém faltava aquela propulsão mais pronunciada do conjunto placa/entressola, e era tido por muitos como muito macio, com aquela sensação de areia movediça (onde o pé afunda na espuma).


O cabedal foi também reformulado, com um formato tipo “botinha” e com uma língua elástica e integrada, em knit. A entressola agora vem em duas densidades,  uma mais firme no topo e uma mais macia na parte inferior. Em termos de largura, o SC Elite v3 ficou mais largo na parte traseira e mais estreito na parte dianteira.


Confira comigo todas as mudanças que foram feitas para elevar esse super tênis à novos patamares. O SC Elite v3 se tornou um dos meus tênis favoritos de 2023 até agora!

Pontos positivos

Continua sendo o super tênis mais macio e amigável do mercado, porém melhor agora para as maiores distâncias

Tecnologia “Energy Arc” agora traz uma maior propulsão, excelente contraposição à espuma extremamente macia

Cabedal em formato “botinha” é excelente para o dia de prova onde o ajuste é excelente e não necessita maiores ajustes

Versátil e agradável para todos os ritmos e passadas


Pontos negativos

Drop de 4mm poderia ser maior, especialmente em um tênis de dia de prova

Peso um pouco acima da média para um super tênis, especialmente considerando seus  35mm de altura de entressola (bem abaixo dos 40mm da maioria dos competidores)


Especificações 

Peso oficial: masculino  229gr (BR41/US9.5)

Peso da amostra: pé direito 234gr / pé esquerdo 229gr (masculino tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: 35mm no calcanhar / 31mm no antepé

Drop: 4mm

Disponível agora 🇧🇷 R$1,999 /🇺🇸 $229.95 USD

English language SC Elite v3 multi tester review HERE


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

A minha amostra veio na cor “Orange Pink”, com um cabedal em um laranja bem brilhoso, logomarca da NB em preto/roxo cobrindo praticamente toda a parte frontal e lateral do cabedal e uma entressola branca com uma faixa num degradê roxo na parte traseira e amarelo na parte dianteira. Esteticamente muito bonito na minha opinião.


O cabedal é feito em um Mesh bem aberto, com ótima ventilação. O material parece mais macio que o do antecessor RC Elite v2, e a grande diferença está na língua: língua totalmente presa ao cabedal, em um knit bem elástico, dando um formato estilo “botinha”, o que me remete ao cabedal do Alphafly v1. Acho esse formato excelente em um tênis para o dia de prova, pois após calçar os tênis, ele fica bem preso ao pé, sem quaisquer problemas de ajuste e sem movimento nenhum no calcanhar. Vale dizer que o calce do SC Elite v3 é muito mais fácil que o do Alphafly v1 e especialmente o do v2.

O colar do tênis não é muito acolchoado (como na maioria dos super tênis) para economizar no peso. Porém, não tive quaisquer problemas com o ajuste e nenhum problema com bolhas. O colar na área do tendão de Aquiles é inclinado para trás, o que evita que o mesmo machuque o seu calcanhar e tendão.

Existe um puxador na parte de trás do colar e um puxador no topo da língua, caso você queira usar para ajudar no calce. O clipe de contraforte é interno e bem rígido.

O sistema de amarração mudou também e não mais possui perfuros. O cadarço passa quatro vezes por de baixo de um cordão fixado ao cabedal em toda a extensão da língua. Não existe furo extra (e nem é necessário um).


Os cadarços são pouco elásticos e de bom comprimento. A palmilha é colada ao tênis.

O espaço interno para os dedos é bom, não sendo nem muito estreito e nem com muita sobra. Ideal na minha opinião. 

Por último, o tamanho é “true to size” e você pode comprar o seu no seu tamanho usual de tênis de corrida. 


Entressola


A espuma de entressola FuelCell conta com duas camadas de densidades diferentes. Na parte superior, acima da faixa colorida, ela tem uma maior densidade e é mais firme. 

Já na parte abaixo da faixa colorida, sua densidade é menor e é mais macia,  muito semelhante à entressola encontrada na versão anterior, o RC Elite v2. Ambas camadas são macias, porém a inferior é um pouco mais.


Acho que a maior densidade na parte superior ajuda a fazer que o corredor não sinta aquele afundamento sentido na versão anterior. 

A tecnologia “Energy Arc” ajuda muito na estabilidade, na medida que quando comprimido, a área da entressola no calcanhar se comprime pata baixo e para fora, criando assim uma maior estabilidade. Em termos de retorno de energia, esse sulco presente, adicionado à placa em formato de “U” invertido na parte traseira da mesma, ajuda a devolver a energia ao corredor, de uma forma eficiente, sendo facilmente sentida na transição da passada. Era essa sensação que faltava na versão anterior, onde não se sentia a placa agir.


Em termos de geometria, a parte da entressola na área do antepé é agora mais estreita, e a parte do calcanhar, mais larga, quando comparados com a versão anterior. Acredito que isto traga uma maior estabilidade ao aterrisar e uma maior agilidade na decolagem da passada. 

Solado

A cobertura de borracha no solado é menor quando comparado com o RC Elite v2, especialmente na área do antepé, onde agora existe um sulco central. 

Existe uma camada fina de borracha em ambos as laterais na parte dianteira, assim como uma pequena área emborrachada sob a placa de carbono, para evitar danos à mesma. Já na parte do calcanhar, existem duas faixas bem finas de borracha em ambas as laterais do sulco. No restante do solado, observa-se a espuma de entressola FuelCell exposta.


A durabilidade no momento é boa (aproximadamente 100km rodadas), sem grandes áreas de desgaste. Porém com pouca borracha presente, e com grande área de espuma de entressola exposta, não acredito que será dos mais duráveis. Use o SC Elite v3 nas suas provas e treinos chaves caso você queira que ele dure mais tempo.


Sensação de corrida

Na minha opinião, o SC Elite v3 é um dos super tênis com placa de carbono mais confortáveis do mercado atual. Mesmo com “somente” 35mm de espuma de entressola no calcanhar, a sensação que tive é de excelente amortecimento e excelente responsividade. Eu realmente gostei da tecnologia “Energy Arc” que adiciona uma ótima estabilidade juntamente com um excelente retorno de energia. Mesmo com um drop de apenas 4mm, eu tive a sensação de ser impulsionado para cima e para frente a cada passada. A geometria “rocker” (efeito cadeira de balanço) não é tão acentuada, porém a transição da passada desde a aterrisagem com o calcanhar ou médio pé, até a decolagem (toe off) do antepé, é extremamente fácil e flui muito bem.


A resposta de energia é excelente em quaisquer ritmos, sejam eles mais rápidos ou devagar. É muito versátil, pois é uma excelente opção para todos os tipos de corredores e todos os ritmos. 


Conclusões e recomendações

Eu acho que o New Balance SuperComp Elite v3 é uma excelente evolução do seu predecessor, o RC Elite v2. Ele conta com bastante amortecimento, e ao mesmo tempo um excelente retorno de energia. Mesmo não atingindo os 40mm de altura de entressola, o sentimento que tenho é de estar totalmente protegido e desconectado do chão. O seu peso ligeiramente acima dos concorrentes não é sentido durante a corrida, o seu conforto é um dos melhores entre os super tênis, e a sua versatilidade é imbatível. Excelente opção para todos os tipos de corredores e todos os ritmos imprimidos por eles. Na minha opinião, o SC Elite v3 é um dos melhores super tênis lançados recentemente. Eu realmente gostei de correr com ele. Eu correria uma maratona com ele com a mesma confiança que correria no Alphafly v1, até então o meu favorito de todos os tempos.

Pontuação: 9,6 / 10

Sensação de corrida 9,8 (50%), Ajuste 9,5 (30%), Preço 9 (15%), Estilo 10 (5%)

😊😊😊😊 😊


English language SC Elite v3 multi tester review HERE


Comparações

New Balance FuelCell RC Elite v2

masculino 231gr (BR42/US10) 35mm/31mm, drop de 4mm

Mesmo com características semelhantes, tais como peso, altura de entressola e drop, a nova tecnologia “Energy Arc” faz com que o SC Elite v3 seja uma melhor opção disparado. A sensação de muita maciez e areia movediça presente no RC Elite v2, agora não é mais presente. Não existe mais a falta responsividade do conjunto entressola/placa de carbono. A experiência de corrida é confortável e possui excelente propulsão. Palmas para a New Balance pela excelente atualização.


Nike Alphafly Next% 1

masculino 227gr (BR42/US10) 40mm/36mm, drop de 4mm

O Alphafly versão 1 para mim ainda é um dos melhores super tênis do mercado. Ambos com peso bem semelhante, porém o Alphafly conta com 5mm a mais de material de entressola no geral.

Embora excelente e com sensação de corrida semelhantes na minha opinião, o Alphafly ainda possui o melhor pacote: eu curto muito o efeito cama elástica sentida com os AirPods na parte do antepé e a maciez na medida certa da entressola ZoomX. Confesso que o SC Elite v3 vem logo atrás do Alphafly em termos de uso em provas, especialmente nas longas distâncias.


Nike Alphafly Next% 2

masculino 247gr (BR42/US10) 40mm/32mm, drop de 8mm

A versão número 2 do Alphafly não funcionou muito para mim. Mais pesado, mais firme, porém mais estável que antes, o seu suporte na área do arco do pé para mim não funcionou. Todas as vezes que corri com ele eu obtive bolhas absurdas na área e um extremo desconforto.

O SC Elite v3 é mais leve, mais confortável e tem uma experiência de corrida sensacional. Eu facilmente iria de SC Elite v3.


Nike Vaporlfy Next 1 , 2 e 3

masculino 198gr (v1), 211gr (v2) e 202gr (v3) | (BR40/US10) 40mm/32mm, drop de 8mm

O Nike Vaporfly Next% v1 é até hoje um dos meus favoritos dos 3. Me adaptei ao cabedal em Vaporweave, muito mais do que o cabedal em knit das versões 2 e 3, onde luto um pouco para ajustar ao pé e não ter meu calcanhar sambando durante a corrida. 

Em termos de peso, agressividade e velocidade, ponto para o Nike Vaporfly. Em termos de conforto e versatilidade, ponto para o SC Elite v3. Na minha opinião, eu iria de SC Elite v3 nas longas distâncias (meia e maratona), mas escolheria o Vaporlfy Next%1 ou 3 para as distâncias menores (10km e abaixo). 


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes.  Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

ROADRUNNERSPORTS US
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

No comments: