Tuesday, April 04, 2023

Review do Diadora Atomo V7000 (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 

Diadora Atomo V7000 ($240 USD)


Introdução 

O Diadora Atomo V7000 é um tênis neutro feito para seus treinos diários e rodagens. Ele foi desenvolvido e feito na fábrica da Diadora na Itália, algo incomum para os dias de hoje onde a maioria dos tênis são fabricados na Ásia. Seu design é inspirado no Diadora V7000 lançado em 1992, sendo modernizado em termos de tecnologia e materiais para que o mesmo possa ser competitivo no acirrado mercado atual.


É o segundo da linha Atomo criada na Itália, irmão mais novo do Equipe Atomo (RTR Review), que já foi testado aqui no Road Trail Run no passado. 


A entressola “DD Anima”, que também foi desenvolvida pela Diadora, tem uma boa responsividade com um toque de firmeza. A Diadora afirma que sua entressola é capaz de aumentar a responsividade em 30% reduzindo 20% do seu peso. Mesmo com 2mm a mais de camada de entressola que no Equipe Atomo, o peso do V7000 é menor, com um excelente peso para os seus 41mm de entressola. A Diadora menciona o HOKA Bondi 8 como sendo o seu principal competidor (sendo este muito mais pesado e menos responsivo).


O V7000 conta com um lindo design e excelente qualidade em sua construção “Made in Italy”. Meu primeiro encontro com um tênis de corrida da Diadora, e posso dizer que é muito confortável e conta com uma boa performance e versatilidade, já que posso usar ele no dia a dia, academia e ainda nos treinos de corrida.



Pontos positivos

Desenvolvido e fabricado na Itália, conta com excelente qualidade em sua construção e lindo design e detalhes

Ótimo peso para seu tamanho de entressola

Mesmo com uma entressola mais densa, tem bom retorno de energia e amortecimento



Pontos negativos

Forma um pouco pequena, talvez melhor comprar um número maior

Preço alto, mesmo que de boa qualidade e durável


Especificações 

Peso oficial: masculino 260gr (BR40/US9))

Peso da amostra: pé esquerdo 278xgr, pé direito 284gr (masculino tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: 41mm no calcanhar / 36m no antepé (medidos)

Drop: 5mm

Disponível: Disponível nos Estados Unidos. $240 USD. Lançamento no Brasil ainda não previsto.


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

Inspirado no V7000, um tênis da Diadora da década de 90, o Atomo V7000 é uma verdadeira obra de arte italiana. Suas cores são inspiradas na bandeira italiana: verde, branco e vermelho e toques de preto. Detalhes tais como “Made in Italy” na parte inferior dos cadarços e uma listra refletiva em verde/branco/vermelho na parte do contraforte, fazem uma verdadeira menção honrosa ao seu design e fabricação feito na Itália. 

O cabedal é feito em “Air Mesh”, nylon e TPU, e uma microfibra tipo camurça na parte do toebox, ao redor dos furos da amarração, e em zig zag nas laterais até chegar na parte inferior do contraforte. A logomarca da Diadora está fusionada em ambos os lados do cabedal. Um show de design.

O ajuste do cabedal é um pouco justo no toebox e na parte central do pé, porém confortável. 


A palmilha “DNAttivo” é removível e ao tirá-la podemos notar uma maior firmeza da mesma na área do arco do pé (parte azul) quando comparada com sua maior parte (em amarelo). Talvez isso possa fazer com que a área central do pé seja mais justa, porém a palmilha parece amaciar e assentar um pouco com o uso, melhorando assim o ajuste no pé. Meias mais finas podem também ajudar no ajuste.

Em termos de comprimento o seu tamanho é True to Size, porém vale a pena experimentar o tênis antes, caso você tenha um pé largo ou volumoso. Nesses casos, é recomendado utilizar um número maior devido ao pequeno volume na área do meio pé e toebox.

O colar possui bom acolchoamento e mantém o calcanhar no lugar. Não tive bolhas ou desconforto algum.


A língua é bem acolchoada e confortável e não é presa internamente ao cabedal. A amarração é padrão, tem 6 furos mais o furo extra e conta com um passador, em camurça, para os cadarços na altura do quinto furo. Os cadarços são um pouco mais grossos, tem formato chato e tem um bom comprimento. Não houve necessidade de utilização do furo extra pois o ajuste no pé é bom. Por final, a palmilha não é colada à sola do tênis e possui um suporte maior na área do arco do pé. 




Entressola

A entressola “DD Anima” é feita de um “composto de alto rebote, com excelente responsividade e baixo peso, capaz de aumentar a responsividade em 30% enquanto reduzindo o peso em 20%”, de acordo com a Diadora.


Com sua imensa altura de entressola em 41mm /36mm e relativo baixo peso, combinada com a a palmilha “DNAttivo”, o Atono V7000 tem uma experiência de corrida muito boa, com alto amortecimento e uma responsividade muito boa também. Por ser tratar de uma entressola mais densa, junto com uma base com uma boa largura, a estabilidade é excelente.


Solado

O solado é composto de borracha chamada “Duratech 5000”. Tem um padrão de zig zangue na parte dianteira até o médio pé e passa a cobrir ambos as laterais na parte do calcanhar. Na parte de trás do calcanhar existe uma tira verde de borracha, unindo as duas partes laterais. Essa tira é um pouco mais firme, o que ajuda na estabilidade e resposta de energia ao pisar de calcanhar.

A previsão de durabilidade é boa, e a tração obtida foi boa também.



Sensação de corrida

O Atomo V7000 é um ótimo tênis de máximo amortecimento feito para os seus treinos diários, rodagens e longos. A sua entressola mais densa porém responsiva, absorve bem o impacto da corrida ao mesmo tempo que dá uma boa resposta de energia. Essa espuma mais densa previne a compressão da mesma de forma demasiada em corridas mais leves ou pelo uso de corredores mais pesados.


Com uma boa geometria para a sua altura de entressola e drop de 5mm, a transição da passada se dá de forma fácil e suave. Tem uma boa combinação entre amortecimento e responsividade, fazendo o Atomo V7000 o escolhido em muitos dos meus treinos. 


Conclusões e recomendações

O Diadora Atomo V7000 vem como uma bela opção para seu treinos diários, rodagens e até mesmo longos. Com sua entressola maximalista porém leve, estabilidade e durabilidade, é uma ótima opção para seus treinos em ritmos mais leves, porém não pense que ele não aguenta ritmos mais fortes: fiz um treino de tiros nele e se comportou muito bem.


Sendo desenvolvido e feito na Itália, sua qualidade de construção e design é top de linha. Claro que isso vem com um preço salgado de $240 USD, preço de super tênis com placa. Porém, se o preço não é um impedimento para você, o V7000 é uma ótima opção para seus treinos: uma combinação de estilo, máximo amortecimento com um excelente baixo peso, suficiente responsividade e ótima durabilidade prevista. 

Pontuação: 8,75 / 10

Sensação de corrida 9 (50%), Ajuste 9 (30%), Preço 7 (15%), Estilo 9,5 (5%)

😊😊😊😊 


Comparações

ASICS GEL-Nimbus 25 (English Review)

masculino 292 g (BR40/US9) 41.5mm / 33.5mm, drop de 8mm

O Nimbus 25 é aproximadamente 30gr mais pesado que o Atomo V7000. A entressola FF Blast+ Eco do Nimbus 25 é mais responsiva que a DD Anima. Ambas sensações de corrida são excelentes para seus treinos mais leves e regenerativos, com amplo amortecimento. Já o ajuste e cabedal do Nimbus 25 é difícil de bater, sendo extremamente confortável e ajustado ao pé. 


Nike Invincible Run FK 3 (Review Português)

masculino 312gr (BR42/US10) 40mm/31mm, drop de 9mm

O Nike Invincible 3 é um dos mais pesados na categoria máximo amortecimento, sendo aproximadamente 40gr mais pesado que o Atomo V7000. Porém a espuma ZoomX do Nike é superior e provém um excelente amortecimento e responsividade, com aquela sensação de efeito trampolim. 

Em termos de ajuste ponto para o Atomo V7000, já que não gostei do ajuste no calcanhar do Invincible 3, onde o calcanhar desliza a todo momento, requerendo o uso do furo extra todas as vezes.


Salomon Aero Glide  (Review Português)

masculino 254gr (BR40/US9) 41mm/31mm, drop de 10mm

O Aero Glide possui características semelhantes ao V7000: peso muito parecido e ambos com uma experiência de corrida parecida, trazendo um bom retorno de energia e amortecimento com um toque de firmeza e estabilidade.

O ajuste do Aero Glide propicia pés mais volumosos ou largos, devido ao seu espaçoso toebox e ajuste de meio pé, enquanto o V7000 propicia corredores com pés menos volumosos e mais estreitos, devido ao seu ajuste mais apertado. Em termos de preço o Aero Glide fica na frente com seus $160 USD, enquanto o Atomo V7000 sai por $240USD (porém com qualidade de construção e detalhes superiores devido à sua fabricação Made in Italy)


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes. Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

RUNNING WAREHOUSE EUROPE 
Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

RUNNING WAREHOUSE AUSTRALIA 
Men's & Women's SHOP HERE

ROADRUNNERSPORTS
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE

MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

No comments: