Monday, December 12, 2022

🇵🇹 🇧🇷 Review do Mizuno Wave Rebellion Pro: look radical, sensação de corrida selvagem. Muito rápido e muito divertido (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 

Mizuno Wave Rebellion Pro ($250 USD)


Nos últimos anos, as principais fabricantes de tênis do mundo lançaram os seus super tênis com placa de carbono( e outros componentes). A Nike liderou essa corrida com o Vaporfly e com os Jogos Olímpicos de  Tóquio e as novas regras da World Athletics, uma corrida se iniciou em 2020 onde a maioria dos fabricantes se apressou para lançar o seu super tênis com placa. A Mizuno não lançou o seu super tênis, porém trabalha com o conceito da Wave Plate em seus vários modelos já lançados.


Agora, o Mizuno Wave Rebellion Pro começa a aparecer nos pés de atletas e testadores de tênis ao redor do mundo, com algumas fotos do mesmo vazando nas redes sociais. O tênis “secreto “ da Mizuno, com uma camuflagem em preto e branco, semelhante aos carros ainda em fase de teste pelas montadoras, um look radical com uma entressola de respeito e que parece faltar um pedaço da entressola na parte do calcanhar. Como será a experiência de corrida nesse novo modelo da Mizuno previsto para chegar ao mercado mundial entre Janeiro e Março de 2023. Me acompanhe e descubra mais!


Pontos positivos

Excelente retorno de energia e responsividade.

Cabedal com 90% de material reciclado e ótimo ajuste.

Mais estável do que parece.

Design estético radical


Pontos negativos

Look pode ser radical demais para aguns corredores.

Falta de material de entressola no calcanhar pode ser um problema para quem pisa de calcanhar

Lingueta fina sem ser presa internamente.

Foco da propulsão na parte central do pé (poderia ser mais dianteira).

Feito para velocidade e estranho em ritmos leves.


Especificações 

Peso aproximado: masculino 224gr

Peso da amostra: pé direito 234gr / pé esquerdo 235gr (tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: 40mm no calcanhar / 35.5mm no antepé (medidas estimadas porém tênis aprovado pela World Athletics para competição)

Drop: 4,5mm

Disponível Fevereiro de 2023 (lançamento mundial previsto).



Primeira impressões, Ajuste e Cabedal


Quando fiquei sabendo que iria receber o Mizuno Wave Rebellion Pro fiquei muito empolgado. Tendo visto algumas fotos vazadas do novo tênis camuflado da Mizuno, confesso que havia ficado intrigado com esse look radical, camada de entressola que parece ridiculamente alta e com a falta de entressola no calcanhar. Como seria correr em um tênis com uma proposta tão diferente e radical? A última vez que corri em um Mizuno foi há mais de 10 anos atrás e realmente eu não sabia o que esperar desse tão misterioso super tênis da Mizuno.


Sabe aquele ditado “não julgue um livro pela sua capa”? Então, aparências podem enganar. O que parecia tão radical e talvez fosse trazer uma experiência de corrida muito estranha na verdade foi uma excelente surpresa para mim. Em um primeiro instante, aquecendo e correndo numa menor velocidade, ele realmente pareceu estranho e até um pouco instável. A falta do calcanhar incomodou e a sensação foi estranha. Porém, assim que aumentei a velocidade, a sensação de corrida mudou completamente: um tênis com um excelente ajustes, firme no pé, extremamente responsivo e com um excelente amortecimento.


O cabedal é feito com mais de 90% de material reciclado, é feito em mesh e possui uma boa ventilação. O logo da Mizuno é fusionado por sublimação na lateral do tênis. Um cabedal simples porém de excelente qualidade.

A lingueta por ser muito fina e não presa internamento ao tênis, faz com que seja necessário um melhor ajuste antes da corrida, pois ela tende a se mover durante a corrida e dobrar nas laterais. Existe um loop duplo na lingueta para manter ela no lugar, porém a lingueta poderia ser presa internamente para um melhor ajuste.


O tamanho para mim é True To Size, ou seja, mesmo tamanho dos seus outros tênis de corrida. O Toe Box, espaço interno para os dedos, é um pouco justo porém não me ocasionou nenhum problema. Aliás, em um tênis de dia de prova, prefiro um ajuste mais justo ao pé, para uma maior segurança na hora da corrida.


O colar do tênis tem um generoso acolchoado que protege bem o tendão de Aquiles e mantém o calcanhar no lugar sem necessidade de uma amarração mais forte ou o uso do furo extra. Ele é bem maleável e colapsa totalmente ao ser pressionado; porém ainda sim mantém um ótimo ajuste no pé. 


Os cadarço conta com ranhuras e tem bom comprimento. Existem 5 furos mais o furo extra, que não achei necessário usar pois obtive bom ajuste sem ele.


A palmilha que também é feita com mais de 90% de material reciclado, é colada ao tênis. 



Entressola

A entressola é composta de duas camadas de espuma PEBA, a mesma encontrada nos super tenis da Nike (ZoomX do Vaporlfy e Alphafly Next%)  e da Saucony (PWRRUN PB do Endorphin Pro).


A camada inferior é composta de Enerzy Lite, um pouco mais firme que a camada superior composta de Enerzy Lite+, mais macia. 


O amortecimento provido pela combinação dessas duas camadas é excelente e se assemelha muito com o provido pelo ZoomX da Nike. 


A geometria da entressola tem um formato extremo em forma de “cadeira de balanço” e impressiona com a falta de material de entressola na parte do calcanhar. Esse formato ajuda na transição da passada, porém não é efetiva se não utilizado da forma correta ou se o corredor pisar com o calcanhar, área inexistente nesse tênis.

Entre as duas camadas de entressola está a placa de nylon fusionada com carbono.  A Mizuno chama de Wave Plate. 


Esta placa é inteiriça e possui uma tecnologia chamada de “Smooth Speed Assist” pela Mizuno, onde a parte central possui uma estrutura em formato de colméia e a parte dianteira da placa possui um recorte central, provendo uma rigidez otimizada.

Essa placa de nylon é feita de Pebax Rilsan, um polímero/elastômero (TPE) feito de material 100% reciclável (óleo de semente de mamona). Ela provém um excelente retorno de energia mantendo um baixo peso.

Ao virar o tênis de cabeça para baixo e olhar a parte inferior do tênis, nota-se um enorme corte central na entressola. 

Esse canal criado pelo recorte faz com que a placa “Wave plate” fique exposta. Esse recorte ajuda a criar um efeito trampolim durante a corrida.


Solado

Ao observar a parte de baixo da entressola e solado, observa-se um recorte enorme! Um recorte em formato de canal que corre da parte traseira até o antepé e também na parte medial (parte interna). Esse recorte expõe a placa e embora passe uma impressão de arruinar com a estabilidade do tênis, na verdade funciona muito bem. 

O solado é composto de uma borracha mais dura e  com mini espigões, ao redor dos recortes da entressola. Obtive excelente atrito em minhas corridas, embora não corri em superfícies molhadas (quase não chove aqui no deserto).

Existe uma boa quantidade de borracha e prevejo uma boa durabilidade.


Sensação de corrida

A experiência de corrida no Mizuno Wave Rebellion Pro é sensacional. O excelente amortecimento , combinado com uma placa de nylon Pebax faz com que esse tênis tenha se tornado um dos meus favoritos para treinos de velocidade e médias distâncias. Me trouxe uma sensação semelhante à obtida no Alphafly v1, o meu favorito.


Devido à sua geometria com a ausência do calcanhar, a melhor performance é obtida através de uma corrida mais rápida onde a passada é feita com o médio pé ou antepé, fazendo com que a placa seja acionada e o efeito trampolim seja acentuado. Essa efetividade diminui a medida que a passada seja mais traseira ou a velocidade seja menor.

Caminhar com esse tênis me dá a impressão de cair de um precipício, onde o ponto de contato se dá na parte central do tênis e o colapso do corpo se dá para trás.


A estabilidade é maior do que se imagina, quando se observa a altura da entressola e a falta do calcanhar. Demorei alguns quilômetros para me adaptar à geometria da entressola, porém uma vez adaptado, é uma experiência única.


O amortecimento é sensacional, nem muito macio, nem firme, uma mistura perfeita em harmonia com a placa.  Isso ajuda a reduzir a fadiga das pernas em distâncias mais longas.


O efeito trampolim é bem evidente e sentido na parte central da entressola. Mas como já dito anteriormente, esse efeito é o maior retorno de energia é muito mais evidente em maiores velocidades. 


A falta do calcanhar pode ser um empecilho em velocidades menores e também nas longas distâncias, tais como a maratona, onde com a fadiga presente, o corredor tende a pisar mais com o calcanhar, que inexiste nesse modelo.


Conclusões e recomendações

Fazia muito tempo que havia corrido em um tênis tão divertido com excelente amortecimento e responsividade. 

Achei ideal para treinos de velocidade e corridas de curta a média distância, onde é possível manter  agressividade, velocidade e uma passada pousando no médio para o antepé.

Acredito que para a maioria dos corredores, essa geometria complique um pouco à medida que a fadiga comece a mudar a mecânica de corrida. Acredito que um tênis mais tradicional, com uma geometria mais tradicional funcionaria melhor para as longas distâncias, tais como a maratona.

Acho o preço de $250USD um pouco alto, devido à ferrenha competição existente nessa faixa de mercado, onde seus competidores são tão capazes tanto porém mais versáteis atingindo uma gama maior de corredores.


Não julgue o Mizuno Wave Rebellion Pro pela sua aparência. Tem sido um dos tênis de corrida mais divertidos que testei nos últimos tempos.


Pontuação: 9,5/10

Estilo 10, Sensação de corrida 9,5, Preço 9

😊😊😊😊 😊 


Comparações


Mizuno Wave Rebellion Pro x Nike Vaporfly Next% 1 e 2

O Vaporfly tem uma sensação de corrida diferente do Mizuno. A transição da passada e toe off é mais pronunciada no Vaporfly. Existe uma sensação de cadeira de balanço, dando a impressão de cair para frente no Nike. No Mizuno, a sensação é diferente onde o efeito trampolim é bem evidente. O Wave Rebellion Pro pareceu um pouco mais estável que o Nike e apresenta um maior amortecimento.

Questão de preferência, eu iria de Mizuno em distâncias menores e de Vaporfly para distâncias maiores.


Mizuno Wave Rebellion Pro x Nike Alphafly Next% 1 e 2

O Nike Alphafly 1 tem sido o meu tênis preferido para as longas distâncias. Não me adaptei ao Alphafly 2, que embora mais estável, perdeu um pouco da mágica e do retorno de energia presente na versão 1. 

O Mizuno apresenta na minha opinião uma sensação de corrida semelhante ao Alphafly 1 com ótimo retorno de energia e excelente amortecimento. Não sinto o mesmo no Alphafly 2, que ainda por cima tem o suporte de arco de pé muito alto o que causa bolhas toda vez que uso.


Mizuno Wave Rebellion Pro x  New Balance RC Elite v2

O ajuste entre eles é bem diferente: toe box espaçoso no RC Elite v2 enquanto o Mizuno é mais justo. Para um tênis de dia de prova eu prefiro algo mais justo, porém para aquele com pé largo o NB é melhor.

A sensação de corrida no Mizuno é muito mais divertida e responsiva, porém a falta do calcanhar faz com que o corredor necessite de uma passada pousando no meio pé para antepé o tempo todo, difícil de manter quando as pernas estão cansadas como numa maratona. O NB apresenta se com uma corrida mais natural e auxilia mais principalmente quando a fadiga entra em jogo e a passada se dá mais com o calcanhar.


Mizuno Wave Rebellion Pro x Saucony Endorphin Pro 3

Experiências de corrida bem diferentes. O Endorphin Pro 3 apresenta uma experiência mais natural, com ótimo amortecimento e responsividade, porém excelente para todos os tipos de corredores, tipos de passada e pace, até mesmo os mais lentos.

O Mizuno Wave Pro Rebellion provém uma corrida mais rápida porém necessita que a passada se de no meiopé para o antepé e em alta velocidade. Para corredores mais lentos ou que pisem com o calcanhar, o Mizuno não ajuda ou pode até atrapalhar. 

Minha preferência para menores distâncias e maior velocidade é o Wave Rebellion Pro, porém iria de Endorphin Pro 3 para distâncias como a maratona.


Mizuno Wave Rebellion Pro x ASICS MetaSpeed Sky+

O MetaSpeed Sky+ tem uma geometria muito mais tradicional e indicado para as longas distâncias para a maioria dos corredores. Já o Mizuno com sua geometria diferente e faltando calcanhar pode ser ruim quando a fadiga se apresenta e a passada passa a ser mais com o calcanhar.

Porém em distâncias mais curtas e provas mais velozes, prefiro o Mizuno que apresenta aquela sensação de efeito trampolim e ótimo retorno de energia, que não sinto no MetaSpeed Sky+. Sinto a falta desse efeito trampolim no Asics.


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:46:44 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


English Language Mizuno Wave Rebellion Pro Multi Tester Review


As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes.  Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


 TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products
RUNNING WAREHOUSE
USA  Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns
EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 

AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

ROADRUNNERSPORTS
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's & Women's SHOP HERE


WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun



1 comment:

Anonymous said...

Resenha em português. Bacana. Parabéns para equipe do roadtrailrun.com por promover essa diversidade.