Wednesday, November 02, 2022

Review do Saucony Endorphin Pro 3 (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 🇧🇷 🇵🇹

Saucony Endorphin Pro 3 ($225 USD)

Review do Saucony Endorphin Pro 3: o tênis de placa da Saucony vem agora com mais material de entressola, mais leve, mais macio e muito mais versátil. Estará ele à altura dos seus concorrentes como opção para o seu dia de prova?

Introdução


A Saucony lança no mercado mundial o Endorphin Pro 3, o seu super tênis de placa de fibra de carbono, feito para o dia da sua prova de longa distância. Ele vem 10 gramas mais leve que sua versão anterior, porém com 4mm a mais de material de entressola. Está mais macio e possui maior amortecimento, sendo assim extremamente versátil para todos os tipos de treinos e distâncias.


O Saucony Endorphin Pro 1 foi o primeiro tênis da marca desenvolvido para ser o seu tênis de prova com placa de carbono. A espuma de entressola de material Pebax foi chamado de “PWRRUN pb”. Este material é extremamente leve e o seu retorno de energia é excepcional.


Foi desenvolvida uma tecnologia chamada “SpeedRoll technology”, onde o formato da entressola e solado tem formato abaulado, fazendo com que a transição da passada seja facilitada. A transição do calcanhar/médio pé para o ante pé flui facilmente, ajudando assim a manter um ritmo mais rápido ou com uma percepção de esforço menor.


O Endorphin Pro 2 foi depois lançado e era praticamente o mesmo tênis, porém com pequenas modificações no seu cabedal. Porém a maior reclamação dos corredores continuava a mesma: a sensação de um tênis muito firme, com menos amortecimento que seus concorrentes, não ajudando assim a diminuir a fadiga das pernas nas corridas de longa distância, tais como a maratona. A preferência continuava pelo Endorphin Speed, que era muito mais flexível e mais macio que o Pro, podendo ser usado tanto para treino quanto para provas.


Foi então com a chegada do Endorphin Pro 3 que tudo mudou: mais material de entressola (39,5mm no calcanhar e 31,5mm no ante pé, 4mm a mais que a versão anterior), mais maciez na formulação da entressola “PWRRUN pb” e um cabedal completamente novo e extremamente respirável! A única característica mantida foi a tecnologia “SpeedRoll”, aprovado pela maioria dos corredores.


Chegamos assim na melhor versão do Endorphin Pro lançada até agora. Vamos ver como todas essas mudanças afetam a sensação de corrida desse excepcional tênis de corrida. Será que ele compete no mesmo nível dos tênis de placa das outras marcas, tais como Nike, ASICS, Adidas, New Balance, entre tantos outros?


Pontos positivos

Excelente propulsão e retorno de energia

Macio porém estável

Excelente tecnologia SpeedRoll ajudando na transição da passada

Igualmente bom para ritmos lentos e rápidos

Extremamente respirável

Ótima amortecimento nas longas distâncias

Base mais larga que versões anteriores


Pontos negativos

Alguns reportes de causar atrito/bolhas no calcanhar e tendão de Aquiles

Recorte na entressola onde a placa fica exposta pode acumular pedras


Especificações

Peso aproximado: masculino 204g / feminino 176g

Peso da amostra: pé direito 216g / pé esquerdo 213g (BR42/US10)

Altura de entressola: masculino 39,5 mm no calcanhar / 31,5 mm no antepé (8 mm de drop)


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

Minhas primeiras impressões ao tirar o Endorphin Pro 3 da caixa foram as melhores: um design muito bem feito, cabedal em um mesh extremamente perfurado e respirável, muito parecido com uma rede de pesca bem fina. Um pouco áspero ao toque porém não senti nenhum atrito na parte interna.


O contraforte é um pouco maleável e possui um clipe interno, dando uma certa integridade ao mesmo. Possui um acolchoado mínimo e um certo ângulo em direção ao calcanhar, o que para alguns corredores causou problemas de atrito no calcanhar e gerou bolhas no local.


A cor preta não deixa nada a desejar em termos de beleza pois conta com o logo da Saucony em cor dourada colado em ambas laterais do tênis, bem como um material colorido e refletivo na língua e no entorno do furos para o cadarço. Esse material parece mudar de cor ao mudar o ângulo de visão, variando entre um azul, rosa e amarelo. Uma verdadeira obra de arte, que chama a atenção de muitos.


Já a entressola vem na cor branca, porém com uma parte traseira pintada na cor preta. Passa a impressão de uma camada de entressola bem alta, que contribui para a beleza estética do tênis.

Ao calçar o tênis, notei o tamanho “true to size”, ou seja, na sua numeração normal de tênis de corrida. O cabedal possui um ajuste muito bom, com espaço suficiente no médio pé sem me parecer estreito e com espaço suficiente para os dedos do pé. Não é dos mais largos, porém não ocasionou nenhum problema durante a corrida.


Imediatamente sinto o aumento da espuma de entressola e também sinto uma maciez bem maior quando comparada com os modelos anteriores.

A língua é extremamente fina e conta com três furos para uma maior respirabilidade. Ela é presa ao tênis na parte interna, o que faz com que ela permaneça segura e sem se mover durante a corrida.

O cadarço é simples porém efetivo. Vem no tamanho certo, sem sobrar mas ao mesmo tempo comprido o suficiente para utilizar o furo extra e a amarração extra (runner’s knot) caso seja necessário para um melhor ajuste e segurança.


A palmilha é colada ao tênis e é feita de espuma “PWRRUN pb”, o que aumenta o amortecimento.


Entressola

A entressola é feita de espuma Pebax, chamada de “PWRRUN pb” pela Saucony. Muito leve e com excelente retorno de energia, ajuda a diminuir a fadiga nas corridas de longa distância. Traz um excelente amortecimento, que agrada muitos corredores em quaisquer distâncias e ritmos.


A placa de carbono é inteiriça e em formato de “S”. Ajuda na estabilidade do tênis, já que a entressola é extremamente macia. Essa placa traz um excelente retorno de energia, que junto com o formato abaulado e com a tecnologia “SpedRoll”, faz com que a transição da passada seja muito fácil.


Solado

O solado conta com material de borracha (chamado de XT-900 pela Saucony) na parte dianteira e em ambas as laterais da parte traseira. A parte central conta com material de entressola exposto e um furo no formato triangular onde expõe a placa de carbono. A quantidade de borracha é mínima para ajudar na redução de peso, porém prevejo uma boa durabilidade. Existe atrito suficiente para todas as superfícies e não senti problema algum em superfícies molhadas.


Sensação de corrida


A sensação de corrida é fenomenal. Muito macio e com um excelente retorno de energia. A placa de carbono age também como estabilizador, e por isso não senti instabilidade alguma. A sua base mais larga também ajuda nessa maior estabilidade.


A tecnologia “Speed Roll” e o formato da entressola ajudam na transição da passada e facilitam a corrida.


Tenho a sensação de efeito trampolim, sendo impulsionado a cada passada ao mesmo tempo que a entressola provém um excelente amortecimento. Ótimo para quaisquer distâncias e velocidades.


Conclusões e recomendações

O Saucony Endorphin Pro 3 é uma excelente evolução das versões anteriores, com um aumento na espessura da entressola e ainda sim contando com uma redução de peso.


Muito macio e com um excelente retorno de energia, ele é uma ótima opção de tênis para o seu dia da prova, seja 5km, 10km, meia maratona ou maratona. Serve para todos os tipos de corredores e todos os tipos de velocidade., não sendo necessário correr mais rápido para ativar a resposta de energia da placa de carbono.


É estável e tem uma ótima tração para todos os tipos de superfície. Sua versatilidade o faz também extremamente útil para ser utilizado em suas sessões de treinamento para a sua prova.


O preço de lançamento dele de U$225 está abaixo da maioria dos seus concorrentes o que o torna muito atrativo.

Pontuação: 9.5/10

Estilo 9.5, Sensação de corrida 9.5 , Preço 9.5

😊😊😊😊😊


Comparações:


Saucony Endorphin Pro 1 e 2

Quando comparado com suas versões anteriores, o Endorphin Pro 3 é muito mais macio, mais largo e estável. Possui uma maior versatilidade podendo ser usado para quaisquer velocidades e distâncias. Porém agora é muito mais apropriado para as longas distâncias, onde provém um maior amortecimento e ajuda na prevenção da fadiga muscular numa prova como a maratona.


Nike Vaporfly Next% 1 e 2

Muitos perguntam como o Endorphin Pro 3 se compara com o Vaporfly Next% da Nike. Costumo dizer que a escolha do tênis é muito pessoal, porém aqui vai minha opinião: o Nike Vaporfly Next% parece ser um pouco mais agressivo e um pouco mais apropriado para uma corrida onde a performance máxima é desejada. Porém prefiro o ajuste do cabedal e a maciez do Endorphin Pro 3. Eu luto muito com o ajuste do cabedal no Vaporfly Next% 2 (meu calcanhar não fica muito preso o que requer uma amarração mais forte, causando um desconforto no peito do pé), o que não ocorre no Endorphin Pro 3 da Saucony.

O ajuste e a estabilidade do Endorphin Pro 3 para mim, justificaria minha escolha para uma prova de longa distância. Talvez numa prova de 5 ou 10km eu iria de Vaporfly Next% 1 ou 2.


Nike Alphafly Next% 1 e 2

O Nike Alphafly 1 e 2 é um pouco mais pesado que o Endorphin Pro 3, porém esse maior peso não é sentido durante a corrida.

O máximo amortecimento e retorno de energia da espuma ZoomX, combinada com com as unidades de ar (AirPods) ainda me fazem preferir o Alphafly 1. O Alphafly 2 me causa muito desconforto e bolhas na parte do arco dos pés. Sinto uma protuberância na parte do suporte do arco do pé, na parte interna do Nike Alphafly 2 (o que não ocorria no Alphafly 1).

Já se você procura um tênis mais leve e com excelente amortecimento e retorno de energia, o Saucony Endorphin Pro 3 pode ser uma excelente opção.


ASICS MetaSpeed Sky+

O super tênis da ASICS é pouca coisa mais leve que o Endorphin Pro 3. Sinto que a entressola do MetaSpeed Sky+ é um pouco mais firme que o Saucony, porém ambos dão um excelente retorno de energia.

Prefiro também o cabedal do Endorphin Pro 3 por ser mais respirável e não tão áspero.

Para uma prova de longa distância eu prefiro um tênis com um maior amortecimento então eu iria de Endorphin Pro 3.


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:46:44 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.


Compras pessoais. A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


 TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products
RUNNING WAREHOUSE
USA  Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns
EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 

AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

ROADRUNNERSPORTS
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's & Women's SHOP HERE


WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

1 comment:

Anonymous said...

Uou RTR com artigo em português! Que fantástico!