Pages

Friday, May 26, 2023

🇧🇷 🇵🇹 Review do Nike Air Zoom Pegasus 40: confiável e extremamente durável (Portuguese)

Artigo de Daniel da Silva 

Nike Air Zoom Pegasus 40   (R$ 1,099 versão Premium / $140 USD versão Premium / $130 USD)

O Pegasus chega na sua 40º edição. Confira o que mudou e o que permanece inalterado, num dos mais antigos tênis de corrida existentes no mercado.


Introdução

O Nike Pegasus chega ao seu 40º aniversário. Um dos modelos mais antigos de tênis de corrida, se não o mais antigo de todos. Um deve se perguntar porque a Nike produz esse modelo há tanto tempo: sua popularidade entre os corredores iniciantes, sua versatilidade, durabilidade? É verdade que com o advento das super espumas (ZoomX sendo um ótimo exemplo) vista em muitos outros populares tênis de corrida, a espuma React presente no Pegasus parece um pouco sem graça, sem mágica. Porém, não se pode negar que o Pegasus oferece um ótimo pacote de qualidades por um preço relativamente baixo. 


Diversas mudanças foram feitas ao longo dos anos, umas mais populares, outras nem tanto. O Nike Pegasus Turbo foi um sucesso de vendas, porém assim como veio, se foi.


Para alguns corredores, a o Nike Pegasus foi o seu primeiro tênis de corrida. Para outros, é apenas mais um. Mas não se pode negar que sua existência por 40 anos tem um significado importante. 


A Nike segue um padrão de mudanças mais expressivas ocorrendo geralmente a cada dois anos. O Pegasus 37 introduziu as unidades de Zoom Air na parte do ante pé. Já o Pegasus 38 foi um refinamento do Pegasus 37. O Pegasus 39 introduziu mais uma unidade de Zoom Air na parte do calcanhar, em adição à unidade existente no ante pé. O Nike Air Zoom Pegasus 40 mantém esse padrão e chega sem grandes diferenças: basicamente o mesmo que seu modelo anterior, porém com algumas mudanças no seu cabedal. Haviam aqueles que esperavam uma grande reformulação para comemorar a 40º edição, porém a Nike não surpreendeu e manteve o padrão. 


Será que vale a pena o investimento nesse modelo novo? Leia abaixo quais foram essas mudanças e o que esperar desse clássico que é o Nike Air Zoom Pegasus 40! 

Pontos positivos

Um dos melhores cabedais da linha Pegasus

Um dos melhores solados no mercado, com excelente durabilidade e tração 

Versatilidade

Excelente custo benefício

Unidades de ar Zoom Air duplas (na parte dianteira e traseira) que melhoram o conforto e experiência de corrida

Entressola em espuma React é densa e firme (para quem gosta de tênis com batida mais seca)


Pontos negativos

Entressola em espuma React é densa e firme (para quem gosta de tênis com maior amortecimento)

Falta da “mágica” das super espumas (tais como a ZoomX da Nike e PWRRUN PB da Saucony)


Especificações 

Peso oficial: masculino  266gr / feminino 218gr (BR40/US9)

Peso da amostra: pé direito 303gr / pé esquerdo 302gr (masculino tamanho BR42/US10)

Altura de entressola: 33mm no calcanhar / 23mm no antepé

Drop: 10mm

Disponível agora 🇧🇷 por R$1,099 na versão Premium. 🇺🇸 $140 USD na versão Premium e $130 USD na versão normal.


Primeiras impressões, Ajuste e Cabedal

Eu recebi para testes o Pegasus 40 na cor branca (White/Obsidian/Orewood) com toques de off white na entressola e laranja (Crimson) em alguns detalhes do cabedal e em todo o solado.


O cabedal é praticamente uma das poucas mudanças no modelo desse ano: feito em um Mesh de camada única, leve, respirável e muito confortável. Um dos mais confortáveis de todos os Pegasus que já usei até hoje. 


Existe uma duplicação de tecido interna na parte dianteira onde os dedos do pé tocam o cabedal. Acredito que acrescenta uma maior durabilidade em uma área onde o atrito é maior, e área o de já tive problemas com furos no cabedal em meu Pegasus 36.


Confesso que no calor do deserto aqui em Dubai, o cabedal poderia ser mais respirável, pois deixou meu pé um pouco quente. Em temperaturas mais amenas deve se comportar bem.

O logo da Nike (“Swoosh”) é fusionado na parte lateral e medial. Existem também materiais fusionados na área de amarração dos cadarços, aqui outra mudança em relação ao modelo 39: o sistema de amarração dos cadarços agora se dá na horizontal e não mais da forma tradicional em X.  

O colar e língua tem um acolchoado modesto, porém confortável. Não tive nenhum problema com o cabedal, sem nada a reportar na área do calcanhar e sem problemas com bolhas. O suporte do arco do pé não é elevado e não causa desconforto como alguns outros modelos da Nike podem causar.

O clipe de contraforte é interno porém existe também uma peça plástica externa na parte de trás. O colar é bem rígido porém não me trouxe problemas ao meu tendão de Aquiles.


A língua é presa internamente em ambos os lados e o ajuste no pé é excelente: o calcanhar não se move e não há a necessidade do uso do furo extra.


O cadarço é bom, tem formato chato e  pouca elasticidade. Tem comprimento adequado, longo o suficiente para usar o furo extra se necessário  ou para amarrar duplamente.

Finalmente, o tamanho é “True to Size” e você pode comprar ele no seu tamanho normal de tênis de corrida. O ajuste e espaço no toe box é um pouco justo, porém ele também é vendido na versão “Wide”, mais largo para acomodar os pés que necessitam de maior espaço.


Entressola

A espuma “ React” utilizada no Pegasus 40 continua a mesma de sempre. É firme sim, porém com as duas unidades de ar Zoom Air nas partes dianteiras e traseiras, a sensação melhora um pouco. Eu particularmente prefiro uma espuma mais macia, mas isso é questão de gosto. Posso afirmar também, que a espuma parece amaciar um pouco após alguns kms de uso. Não espere, porém, um amortecimento semelhante ao Nike Invincible ou semelhante. 

Se você gosta de uma batida mais firme e mais seca, como de costuma na linha Pegasus, ele continua sendo o seu confiável treinador diário. Você pode utilizar ele em quaisquer treinos, sejam eles de rodagem ou longos, e porque não treinos de velocidade ou ritmados. Ele se comporta como um clássico treinador diário, e é ideal para levar em uma viagem, onde você pode usar ele durante o dia, na academia e nos treinos de corrida. Ele aguenta o que você colocar em seu caminho.


Solado

O solado de borracha injetada tem formato de “waffle” e é bem abundante. É um dos pontos fortes do Pegasus, e deve durar muitos e muitos kms. A tração dele é excelente em quaisquer tipos de terreno, podendo até ser usado em trilhas mais leves e menos técnicas.

 

O solado também possui dois sulcos na parte do ante pé, que ajudam na flexibilidade do conjunto entressola e solado, o que deixa a transição da passada mais fluente e menos rígida.


Sensação de corrida

A experiência de corrida no Pegasus 40 continua muito semelhante: firme porém com um toque de amortecimento devido às unidades de ar presentes. Não tem aquela magia das super espumas e não é macio, porém responde bem a quaisquer ritmos impostos. 


Acho que uma espuma ZoomX aqui elevaria esse tênis à outros patamares, porém ai ele não seria mais o tradicional, confiável e durável Pegasus. Ele performa como de costume ao longo dos anos. Excelente para seus treinos diários e rodagens, especialmente se você gosta de um tênis com batida mais seca. 


Com seu novo e mais macio cabedal em mesh, é muito confortável e o ajuste no pé é excelente, o que facilita na hora de aumentar a velocidade de sua corrida. 


Conclusões e recomendações

Para o corredor iniciante ou avançado, o Nike Pegasus 40 é uma excelente escolha para seus treinos diários. Não é à toa que a Nike fabrique o modelo por 40 anos consecutivos. 


Com ótimo conforto e altíssima durabilidade, é uma boa opção com um ótimo custo.

Talvez não tenha a tecnologia de uma super espuma, nem uma placa de nylon ou carbono, porém oferece um conforto excelente e pode ser usado nas mais variadas condições de terreno, clima e velocidade.

Pontuação: 7,95 / 10

Sensação de corrida 7 (50%), Ajuste 9 (30%), Preço 9 (15%), Estilo 8 (5%)

😊😊😊


Comparações

Nike Pegasus 39

masculino 266gr (BR40/US9) 33mm/23mm, drop de 10mm

O Nike Pegasus 40 não  veio com grandes atualizações, então recomendo aguardar até que o modelo baixe de preço ou apareça em uma promoção, pois a versão 39 é bem semelhante e oferece quase os mesmos benefícios. Porém se você adora estar com o modelo atual,ou procura um cabedal mais macio e melhor que o anterior, invista e pode ter certeza que ele durará por muitos kms.


On CloudSurfer 2023 (RTR Review Portuguese)

masculino 245gr (BR40/US9) 31mm/21mm, drop de 10mm

O modelo da On é mais leve e mais macio que o Nike Pegasus 40. Possuem altura de entressola semelhantes (o Pegasus 40 conta com 2mm a mais que o CloudSurfer) e mesmo drop de 10mm.

Ambos são bem confortáveis, porém acho o CloudSurfer com uma experiência de corrida mais agradável e macia e cabedal com maior acolchoamento e maciez. Já no quesito durabilidade, ponto para o Pegasus que deve durar muito mais que o modelo da On. Durabilidade e tração são os pontos fortes do Pegasus. Por preferir um tênis mais macio, eu iria de CloudSurfer.


Perfil do testador:

Daniel mora em Dubai, Emirados Árabes Unidos e tem 41 anos. Piloto de linha aérea, corredor e apaixonado por tênis de corridas. Tendo morado e voado em praticamente todos os continentes, ele tem como costume correr em cada cidade e país onde pernoita. Seus recordes pessoais são 03:42:51 na maratona, 01:40:48 na meia maratona e 44:44 nos 10km. Casado e pai de dois filhos, procura conciliar sua rotina de voos com seus treinos de corrida, enquanto luta contra a temperatura adversa no Oriente Médio.

As amostras foram fornecidas gratuitamente para fins de testes.  Outras foram compras pessoais.  A RoadTrail Run tem parcerias com afiliados e pode ganhar comissões sobre produtos comprados por meio de links de compras neste artigo.  Essas parcerias não influenciam nosso conteúdo editorial.  As opiniões aqui contidas são de inteira responsabilidade dos autores


Comentários e perguntas são bem-vindas abaixo! Por favor, deixe-nos saber a quilometragem, ritmos, distâncias de corrida e seus tênis de corrida preferidos atuais.

RoadTrailRun recebe uma comissão nas compras nas lojas abaixo.

 Suas compras ajudam a dar suporte ao RoadTrailRun.  Obrigado!


RUNNING WAREHOUSE US
Men's & Women's SHOP HERE
FREE 2 Day Shipping EASY No Sweat Returns

EUROPE Men's & Women's SHOP HERE

Europe only: use RTR code RTR5ALL for 5% off all products, even sale products 


AUSTRALIA Men's & Women's SHOP HERE

TOP4RUNNING EUROPE
Men's & Women's SHOP HERE
Use RTR code RTRTOP4 for 5% off all products, even sale products

ROADRUNNERSPORTS US
Men's and Women's SHOP HERE
Join RRS VIP
  • 10% Savings Every Day*  5% Back in Rewards Cash
  • Test Run Shoes 90 Days Worry Free
  • Crazy Fast, FREE Shipping
  • NONSTOP PERKS

FLEET FEET
Men's & Women's SHOP HERE

REI 
Men's & Women's  SHOP HERE

BACKCOUNTRY
Men's & Women's  SHOP HERE


MOOSEJAW
Men's & Women's  SHOP HERE

HOLABIRD SPORTS
Men's & Women's SHOP HERE
FREE Shipping on most orders over $40

AMAZON  
Men's & Women's SHOP HERE

NEW BALANCE
Men's & Women's SHOP HERE

SAUCONY
Men's and Women's SHOP HERE

WATCH OUR YOUTUBE REVIEWS ON THE ROADTRAILRUN CHANNEL


Find all RoadTrailRun reviews at our index page HERE 
Google "roadtrailrun Shoe Name" and you can be quite sure to find just about any run shoe over the last 10 years

Enjoyed this post? Never miss out on future posts by Following RoadTrailRun News Feed

Please Like and Follow RoadTrailRun
Facebook: RoadTrailRun.com  Instagram: @roadtrailrun
Twitter: @RoadTrailRun You Tube: @RoadTrailRun

No comments:

Post a Comment


Thanks for reading Road Trail Run! We also welcome comments in French. See our page with links to all shoe and gear reviews HERE. You can also follow RoadTrailRun on Facebook, Twitter, YouTube and Instagram where we publish interesting run related content more frequently as well as links to our latest reviews. Shopping through links on articles help support RoadTrail Run and is much appreciated